quarta-feira, 16 de maio de 2012

O QUE É?...

O que é Arte?

A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para se comunicar.

O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.

O que vemos quando admiramos uma arte depende da nossa experiência e conhecimentos, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar.


Fonte: www.spiner.com.br

Se você quer se expressar sem falar, explicar sem dizer, faça arte e liberte a sua alma criativa. È um excelente exercício para a mente e uma grande alegria para a alma!

A arte não precisa de palavras para ser explicada mas sim de sentidos para ser compreendida, não precisa de passo a passo para ser desenvolvida mas precisa de sua experimentação particular com materiais que sejam bem explorados por você para que ela se materialize. A arte é um processo de dentro para fora, do artista para o mundo.

A Ornamental valoriza o artista e a idéia de que não só o artesanato, mas sim, a arte é para todos!

Faça arte na Ornamental - Curso de Pintura em Tela com Ivan Hansen
Maiores informações: www.wix.com/aornamentall/go (62) 3223-4774

Estilo é como o trabalho se mostra, depois do artista ter tomado suas decisões. Cada artista possui um estilo único. Descubra o seu.



O que é Artesanato?

Peça produzida na Ornamental

Artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.
O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz.

Historicamente, o artesão, responde por todo o processo de transformação da matéria-prima em produto acabado. Mas antes da fase de transformação o artesão é responsável pela seleção da matéria-prima a ser utilizada e pela concepção, ou projeto do produto a ser executado.

Podemos pensar nos índios como os nossos mais antigos artesãos, já que, quando os portugueses descobriram o Brasil, encontraram aqui a arte da pintura utilizando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica - sem falar na arte plumária, isto é, cocares, tangas e outras peças de vestuário ou ornamentos feitos com plumas de aves.O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Dica de livro:



A Ornamental trabalha pelo aprimoramento dos artesãos, disponibilizando na loja, grande variedade de materiais para as mais diversas técnicas artísticas, além de uma programação de cursos para atualizar os artesãos que já estão trabalhando ou para favorecer o trabalho de novos profissionais. Temos cursos para trabalhos em gesso, MDF, vidro e em breve muitas outras opções. www.wix.com/aornamentall/go

Nenhum comentário:

Postar um comentário